top of page

Aumentando o poder de inovação da sua equipe

Um dos problemas que mais nos chega é de responsáveis de área ou diretores executivos que querem aumentar a inovação em suas organizações mas não sabem por onde começar. O objetivo desse post é detalhar um pouco nossa visão dos problemas principais das organizações na hora de inovar e qual caminho recomendamos para quem não possui nada ou muito pouco desse processo estruturado. A forma mais simples (e acreditamos ser a melhor) para organizações que não possuem nenhum processo, estrutura ou experiência com gestão da inovação é divida em três passos: 1) Diagnóstico da Inovação na Organização; 2) Capacitação para Inovação e 3) Plano de Oportunidades de Inovação.

Ação 1: Diagnóstico da Inovação na Organização

O objetivo aqui é identificar as características da organização, seu histórico, perfil e características dos líderes e colaboradores, foco de atuação, desafios enfretados pela empresa e seu segmento de atuação, além de mudanças externas que estejam afetando ou possam afetar a organização. Com esse diagnóstico podemos identificar claramente a situação em que encontra-se a empresa e que tipo de necessidades para inovar necessita a mesma.

Ação 2: Capacitação para Inovação Geralmente é necessário nivelar o conhecimento sobre inovação e principalmente empreendedorismo corporativo dentro das equipes. Alguns estão mais familiarizados com ciclos de desenvolvimento de produtos, outros sobre necessidades de comportamento dentro de ambientes inovadores, mas existem sempre muitos colaboradores que não tiveram contato com este conhecimento. Por este motivo recomendamos uma série de workshop e capacitação para mais do que transferir conhecimento sobre inovação, preparar as diversas equipes da organização para atuarem em ambientes inovadores.

Ação 3: Plano de Oportunidades de Inovação

Por último, estando os líderes e colaboradores preparados para enxergar o potencial da inovação e como identificá-la, recomendamos o desenvolvimento do plano de oportunidades de inovação. Este plano nada mais é do que o resultado da transformação das oportunidades identificadas na fase de diagnóstico (e outras que venham a surgir no decorrer do dia-a-dia da empresa) e que possam ser buscadas soluções inovadoras. A partir destas três ações pode-se evoluir para inclusão de técnicas e ferramentas mais avançadas. Nosso ponto de vista é que primeiro a empresa deve criar um ambiente preparado para inovação para a partir desse ponto dar saltos maiores.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page