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Automatizando a gestão de um Núcleo de Inovação Tecnológica

Muito se fala da importância que os NITs possuem dentro do sistema de inovação brasileiro, em especial na conexão entre o que é gerado nas universidades e centros de pesquisa e o processo de transferência desse conhecimento para o mercado.

De fato os NITs no Brasil desde a Lei de Inovação desenvolveram-se e hoje já são mais de 250 em todo país. Alguns ainda estão em fase de implantação outros já possuem anos de experiência e possuem processos bem definidos. A grande maioria porém ainda utiliza ferramentas como arquivos Excel, documentos Word e muito formulário impresso para armazenar informação a respeito de seus processos, sejam jurídicos, parcerias com empresas, registros de patentes ou projetos de inovação.

A situação porém começa a mudar em alguns NITs. Em março de 2017 a REDENIT-CE adquiriu, para todos seus NITs, o software NITDesk, cuja principal função é automatizar a gestão do NIT através de uma plataforma online de fácil acesso para membros do NIT e a comunidade universitária e empresarial que utiliza seus serviços.

A informação é armazenada online, não havendo risco de perda de arquivo ou todos os problemas que conhecemos quando se trabalhar com planilhas eletrônicas. Relatórios são gerados de forma automática para mais de uma dezena de situações. Pode-se também trabalhar de maneira virtual na construção de um contrato de transferência de tecnologia com uma empresa parceira através de uma opção de compartilhamento de arquivos. Essas e outras opções permitem que os NITs passem a exercer suas atividades com maior nível de gestão e consequentemente gerando mais resultados e em menos tempo para todos os stakeholders envolvidos no processo.


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