A importância de estruturar um processo de inteligência de mercado nas pequenas e médias empresas.
Inteligência de mercado é um processo comumente executado nas grandes empresas. Com o aumento e excesso de informação que vivemos atualmente cada vez mais pequenas e médias empresas começam a desenvolver esta atividade, seja com um responsável ou uma área formalmente estruturada.
Mas qual o real ganho que o processo de IM pode trazer para estás empresas?
Inteligência de mercado quando corretamente realizada gera informação de qualidade sobre concorrentes, ações do governo e competidores. De modo geral garantem que a pequena e média empresa consigam se posicionar quase que em tempo real para captar:
Editais, chamadas e oportunidades oriundas do setor público.
Reagir aos movimentos dos concorrentes.
Entender o que os clientes estão comprando e por quais motivos.
Conhecer tecnologias e inovações do seu segmento antes dos seus competidores.
Por onde começar?
O primeiro passo é ter ciência de que, por ser um processo, a atividade de inteligência de mercado pode começar pequena dentro da empresa e ir aperfeiçoando/ajustando com o tempo, de acordo com os objetivos e resultados gerados.
Segundo passo é contar com um especialista que irá analisar o contexto e objetivos da empresa, desenhar uma estrutura ideal para execução desse processo, definir as atividades por colaborador envolvido e implantar na empresa uma ferramenta para automatizar a captura de informação de mercado.
Um dos piores custos para pequenas e médias empresas é o custo de oportunidade. Perder s oportunidade de participar de edital, saber por último das inovações no mercado ou descobrir o novo produto do concorrente somente no dia do seu lançamento podem custar muito caro. Antecipar é a chave do jogo é justamente o resultado que entrega à área de inteligência de mercado!