A importância de estruturar um processo de inteligência de mercado nas pequenas e médias empresas.

Inteligência de mercado é um processo comumente executado nas grandes empresas. Com o aumento e excesso de informação que vivemos atualmente cada vez mais pequenas e médias empresas começam a desenvolver esta atividade, seja com um responsável ou uma área formalmente estruturada.

Mas qual o real ganho que o processo de IM pode trazer para estás empresas?

Inteligência de mercado quando corretamente realizada gera informação de qualidade sobre concorrentes, ações do governo e competidores. De modo geral garantem que a pequena e média empresa consigam se posicionar quase que em tempo real para captar:

Editais, chamadas e oportunidades oriundas do setor público.

Reagir aos movimentos dos concorrentes.

Entender o que os clientes estão comprando e por quais motivos.

Conhecer tecnologias e inovações do seu segmento antes dos seus competidores.

Por onde começar?

O primeiro passo é ter ciência de que, por ser um processo, a atividade de inteligência de mercado pode começar pequena dentro da empresa e ir aperfeiçoando/ajustando com o tempo, de acordo com os objetivos e resultados gerados.

Segundo passo é contar com um especialista que irá analisar o contexto e objetivos da empresa, desenhar uma estrutura ideal para execução desse processo, definir as atividades por colaborador envolvido e implantar na empresa uma ferramenta para automatizar a captura de informação de mercado.

Um dos piores custos para pequenas e médias empresas é o custo de oportunidade. Perder s oportunidade de participar de edital, saber por último das inovações no mercado ou descobrir o novo produto do concorrente somente no dia do seu lançamento podem custar muito caro. Antecipar é a chave do jogo é justamente o resultado que entrega à área de inteligência de mercado!


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