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Inteligência de mercado é um processo comumente executado nas grandes empresas. Com o aumento e excesso de informação que vivemos atualmente cada vez...

A importância de estruturar um processo de inteligência de mercado nas pequenas e médias empresas.

March 26, 2017

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Quando eu percebi a importância de um processo e sistema para monitoramento de meu mercado?

March 30, 2017

Você começa a dar valor para um processo estruturada de inteligência de mercado quando lhe passa muitas vezes a seguinte afirmação: "Que oportunidade interessante, uma pena que chegamos um pouco tarde..."​. O dia-a-dia lhe consome e muito provavelmente na próxima oportunidade você também não estará preparado. E por que? A resposta é muito simples: existe um excesso de informação que afetam ou podem afetar sua empresa e você e seus colaboradores não tem capacidade de coletar toda essa informação, analisá-la e utilizá-a de forma estruturada para agir rápido aproveitando as oportunidades ou protegendo-se de eventuais riscos e problemas.

 

A implantação de um processo de inteligência de mercado passa por algumas fases principais: identificação dos fatores de competitividade do seu negócio, contínua identificação das fontes de informação que comunicam dados e notícias relacionados a esses fatores, implantação de tecnologia para automatização deste processo e por fim definição do fluxo e trabalho do conhecimento gerado dentro da organização. A seguir explico um pouco como era nossa empresa e como ficou depois da ação de um processo estruturado de inteligência de mercado.

 

Como era antes do sistema implantado?

Nossa empresa produzia e comercializaça um sistema de gestão específico para um nicho de mercado. Tinhamos uma base de dados de contatos (Excel) e um sistema de alertas do Google cadastrado para monitorar as principais palavras-chaves relacionados ao mercado. Ocorre que muitas das informações geradas pelos alertas do Google, por exemplo, não eram coletadas diretamente de relatórios PDFs, base de dados ou fontes específicas do nosso setor. Grande parte das oportunidades comerciais não eram coletadas neste contexto. Nossa atitude era sempre de reagir quando nos procurávamos ao invés de proativamente ir atrás de oportunidades identificadas.

 

Como passamos a agir com um sistema de inteligência de mercado atuante?

Após a decisão de implantar um processo e sistema de inteligência de mercado algumas ações foram realizadas pela equipe de consultoria contratada. Inicialmente identificamos os fatores que poderiam afetar a competitividade do nosso negócio: ações dos concorrentes, comportamento dos clientes e usuários, ações dos governos, avanços tecnológicos e mudanças na legislação foram as elencadas.

Posteriormente, junto com nossa equipe listamos todas as possíveis fontes de informação de nosso segmento (desde revistas profissionais, acadêmicas, associações industriais, governos locais, nacionais e internacionais, entre outras que nos interessava). Essas informações foram estudadas pela equipe consultora para classificar no sistema que implantamos os tipos de dados e forma de entrada dos mesmos, dados que o software exigia que informássemos. 

Com as fontes definidas e o sistema calibrado passamos a definir como seria o fluxo de acesso e trabalho desta informação dentro da organização. Uma pessoa foi elencada para administrar o sistema e emitir alertar diários e um semanal sobre os movimentos ocorridos. Toda segunda-feira pela manhã investiamos 30 minutos em uma reunião para debater as informações da semana mais importantes para o negócio. Dessa reunião um responsável era definido para detalhar e buscar mais dados sobre a questão, elaborando um dossiè de 2 páginas para diretores e presidente. Dependendo da situação planos de ação eram executados. 

 

Listo a seguir algumas vantagens diretas e indiretas da utilização deste processo que obtivemos:

  • Equipe passa a ter com o tempo um conhecimento mais detalhado e alinhado do que ocorre no mercado. A informação não fica restrita a X, Y ou Z.

  • Oportunidades de curto prazo como editais do governo são mais facilmente aproveitadas.

  • Ações e estratégias dos nossos concorrentes são mais facilmente entendidas.

  • Avanços tecnológicos são geralmente identificados e implementados antes da concorrência.

Espero que meu depoimento tenha sido útil para aqueles que buscam automatizar e aumentar a inteligência competitiva de seus negócios.

 

Abraço,

 

Carlos Eduardo Perez

 

 

 

 

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